domingo, 6 de maio de 2012

Jóia Francesa na China


Em Pequim, China, a nova embaixada da França se destaca como o mais novo marco da cidade. Entre todas as peculiaridades do prédio, a fachada de vidro serigrafado dourado que, ao Sol, brilha como uma joia, chama a atenção. O projeto é do arquiteto marroquino Alain Safati e integra as duas culturas, misturando todo o glamour francês e a filosofia Feng Shui chinesa de harmonização dos ambientes e de relação pacífica com os elementos da natureza.

"Vamos deixar que o Sol, o vento, a areia e a poeira sejam nossos guias”, explicou o arquiteto. “Nós usamos os materiais locais para satisfazer as necessidades do edifício. Demos atenção particular aos trabalhos feitos com madeira e ao tratamento de janelas para garantir impermeabilidade e proteção solar”.
Os 20 mil m² construídos servem de chancelaria, consulado, residência diplomática e moradia privada para o embaixador francês.
A forma holística do prédio atende a preocupação bioclimática de fazer com que a construção e o ambiente em que ela está inserida convivam. A luz do Sol foi aproveitada tanto para iluminar o interior como para aquecê-lo. As salas privadas de reunião, por exemplo, onde é comum que não se tenham janelas, são abastecidas com iluminação natural por meio de poços de luz, parecidos com chaminés. Os painéis de vidro serigrafado da fachada são móveis para que permitam ventilação natural durante o verão e sejam fechados nas épocas mais frias.
O interior foi idealizado com linhas limpas e mínimas e elementos cuidadosamente escolhidos entre aqueles que são naturais da região, como pedra, madeira e borracha, que garantem profundidade de tons e texturas e melhor leiaute.
Além de ser energeticamente eficiente, o projeto previu a construção de espaços externos reservados à natureza para que habitantes e visitantes desfrutem de áreas ao ar livre. São estufas com parede de xisto preto que capta o calor do Sol durante o dia para aquecer o local à noite. Há também jardins de inverno e um pequeno oásis central. Grandes árvores proporcionam sombra à embaixada. O edifício levou oito anos para ficar pronto.

 fonte:http://www.abravidro.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário