quinta-feira, 19 de maio de 2011

MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE CORES E FORMAS EM VIDROS

VISITA AO ATELIÊ Publicado em 1 de maio de 2011
Clique para Ampliar
A designer Telma Aguiar está à
frente do ateliê ARTSTRAUCH
Painel traz detalhes de tiras coloridas elejo
azul translúcido com efeito de bolhas
Clique para Ampliar

Brancos, transparentes ou coloridos, mas sempre belos.Assim são os vidros que saem do ateliê 
ART STRAUCH. Sob o comando da designer de interiores Telma Aguiar, são produzidos vidros
artesanais por meio da técnica conhecida como "fusing". O método consiste em fundir o material em
fornos com temperaturas entre 720º e 850º C. Assim, peças novas ou reaproveitadas transformam-se
em outras lindas e únicas, pois a técnica não permite que um modelo saia exatamente igual a outro.
A matéria-prima varia. São usadas tanto barras de cristal, incluindo importadas, compradas para esse fim, quanto restos de vidros enviados por lojas do ramo, garrafas e elementos que seriam descartados. "Tento aproveitar o vidro ao máximo, evitando que vá para o lixo", explica Telma.

Essa preocupação não só facilita a manutenção financeira do espaço, mas também é reflexo do cuidado que a artesã tem com o meio ambiente. Fora do ateliê, ela utiliza garrafas pet e outros materiais reaproveitados para desenvolver projetos sociais em comunidades de baixo poder aquisitivo.

Processo
A produção dos vidros não inclui moldes. Cada peça é feita de maneira completamente artesanal e, muitas vezes, são várias tentativas para atingir determinada forma ou cor. Elas chegam a ir ao forno diversas vezes até conseguir o efeito considerado satisfatório.

O resultado são luminárias, painéis, molduras, puxadores e o que mais a criatividade mandar. Com a adição de corantes ou a mistura de pedacinhos diferentes, os artigos ganham feição bem característica da maneira como são produzidas.

À frente do ateliê há cerca de seis anos, a designer conta que o espaço foi fundado pela artista plástica Leila Strauch que, de partida para o Exterior, insistiu para que a amiga ficasse com o empreendimento. Telma, até então, não dominava a técnica artesanal para trabalhar com vidro.

Faltava, ainda, maior interesse na proposta. No entanto, quando convencida a ficar com o lugar, dedicou-se a aprender a arte, fazendo cursos com profissionais de outros estados. Hoje, o ateliê é dividido com dois funcionários, treinados por ela para executar e projetar algumas peças.

As criações são encomendadas tanto por pessoas que chegam diretamente ao ateliê, quanto por meio de profissionais de arquitetura e ambientação que já estão acostumados com o trabalho da designer. Entre as peças mais pedidas, portas e luminárias são as campeãs. Quanto aos preços, Telma diz que variam bastante. "Os clientes nunca deixam de fechar negócio por causa de dinheiro, sempre encontramos uma opção mais barata", revela.

Versátil
Além de decorações residenciais, o ateliê é muito procurado para fazer vitrais de templos religiosos. A técnica, pouco difundida no Ceará, também se sobressai em projetos de escritórios, banheiros comerciais e até na confecção de troféus e esculturas.

A artesã está se preparando para lançar uma linha de artigos de vidro para bijuterias. Os pingentes já eram confeccionados há algum tempo, mas ainda não haviam sido comercializados. As peças misturam a matéria-prima principal com pó de ouro e prata.

INFORMAÇÕES
Art Strauch:
Rua Dom Joaquim, 77 - Centro
Fortaleza - (85) 3264.5957/99911787
http://www.artstrauch.com.br






Comente essa matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário