terça-feira, 22 de março de 2011

Estantes - Criativas e Coloridas

Nesta sala contemporânea o branco predomina, a estante parece uma escultura. A peça é assinada pela designer Juliana Llussá
A estante é o grande chamariz desta sala, não só pelo tamanho, 4 x 3 m, mas pela ideia de embutir em meio às prateleiras um antigo armário de farmácia, de madeira de demolição.
Objetos de cores primárias decoram a estante, da Tok&Stok


Para aproveitar a parede de maior metragem da sala, proprietários optaram pela estante baixa revestida de fórmica.

Esta estante dupla, assinada pela designer de interiores Simone Casalecchi, é feita de pinho canadense de demolição, são suspensas e distantes da parede, as duas estão fixadas em pequenas bases da mesma madeira, pregadas embaixo e no piso.

A estante pensada especialmente para crianças pequenas, é baixa para que alcancem os livros.

Perfeita para dividir os ambientes na sala, a estante é totalmente vazada nos fundos. A peça é inteira feita de ripas de madeira maciça sucupira somente encaixadas.


O arquiteto Roberto de Pace aproveitou a parede da sala, projetando nela uma espécie de biblioteca. Os três nichos de madeira receberam pintura de tinta látex branca para criar uma unidade com a parede onde foram instalados.


O designer Estevão Toledo aproveitou o pé-direito duplo para criar esta estante estreita e alta, ao lado da escada caracol. Para dar movimento ao móvel, montou-o nichos de diferentes tamanhos e formas.

Iluminada com fitas de LED, a estante tem espaço para tudo e ainda deixa o ambiente leve e bonito. A pintura é feita com PU, um tipo de laca mais resistente e que não amarela rapidamente.



A estante com prateleiras funciona como divisória. Uma opção versátil para separar dois ambientes antes unidos.


Estante têm nichos 36 x 36 cm, medidas que a arquiteta Débora Lima achou ideal para acomodar livros de tamanhos e formatos diferentes.

O designer Lula Gouveia, desenvolveu a estante para um quarto para três irmãos. Nos casulos ficam livros e brinquedos e, ao lado da estante, uma escada do tipo Santos Dumont, em que os degraus são recortados ora à direita, ora à esquerda que dá acesso à rede.GALERIAS RELACIONADAS

A biblioteca desta casa é um espaço de descanso e lazer. As estantes, nas laterais, foram feitas sob medida para abrigar uma grande coleção de livros. Destaque para o lustre: velas em vez de lâmpadas.


O que diferencia esta estante é a forma irregular com que os nichos foram dispostos e a opção de laquear apenas algumas divisórias internas.

O móvel, em MDF laqueado, ocupa uma parede de 2,80 m de largura e mistura nichos de tamanhos variados, portas, gavetas e divisórias de acrílico.

Com espaço de sobra, ideal para tem muitos livros para expor, porta-retratos com momentos especiais e objetos de decoração. A estante de MDF com acabamento em gofrato amarelo tem 5,30 m de largura.


A estante laqueada foi posicionada ao longo da parede do escritório, onde fica a porta de entrada com lateral espelhada. Os nichos podem ser abertos ou fechados pelas portas de correr.

Para remoçar a estante sem ter de pintá-la, experimente forrar os fundos de alguns nichos com tecidos. Para economizar, compre retalhos, o importante é que combinem com a decoração.
O encontro de duas paredes ao lado da escada poderia gerar um canto inútil. Elas foram ocupadas por prateleiras feitas na medida para acomodar a Tv, som, cds e livros.

Para esconder as vigas de concreto, o teto do living recebeu forro de réguas de pinho-de-riga, que correm em simetria às do assoalho ipê. Isso deu amplitude e aconchego ao ambiente com estante ao fundo.

O publicitário Edson Coutinho acomoda seus livros na estante Topo, design de Procter/Rihl.

Para dar um toque industrial à decoração, escritório ligado ao estar, recebeu estantes de metal preta

O formato desta estante é o destaque, que acompanha a distância entre a parede e o telhado. Útil e com um design que valoriza o ambiente.

Aqui, a estante, além de cumprir sua funcionalidade de abrigar livros, computador e objetos de decoração, é uma verdadeira peça de design. Seus nichos comportam tudo de forma organizada.


Uma estante de concreto, mais barata que uma de marcenaria, ocupa parte da parede do corredor e abriga a biblioteca da família.


Mais uma vez aproveitando o canto, tire proveito da parede, aqui, a estante projetada em "L" faz ligação entre o estar e a sala íntima. De um lado, tem uma bancada para a TV e, do outro, nichos para livros, aparelho de som e objetos.



O espaço vazio foi ocupado por estantes feitas com chapas de aço pintadas de preto. A peça cumpre a missão com funcionalidade


Para quem tiver crianças e um quarto sobrando, mesmo que pequeno, vale encomendar uma estante. Nesta aqui, as miudezas, como quebra-cabeças, ficam nas gavetas.

A estante, em "L", tem a função de delimitar os ambientes e dar-lhes um pouco de privacidade, mas sem isolá-los.

Um comentário: